25 de May de 2016

Ciclo Internacional de Debates “Comunicação, Imaginário e Cultura no Rio de Janeiro” encerra suas atividades

O evento, elaborado pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Inovação e Cultura do PPGCom UERJ, promoveu em sua última sessão, no dia  19 de Maio, no CEFET – Campus Petrópolis a mesa “Cidade, história e memória”, com a participação da convidada internacional Profª. Joanne Vajda, da École Nationale Supérieure D’Architecture de Bretagne, que apresentou o trabalho “Paris, cidade do prazer. Metamorfose da paisagem urbana e social sob a influência da elite viajante (1855 – 1937). Ao lado de Joanne, a professora Elis Barbosa, da Universidade Rural do Rio de Janeiro, apresentou o trabalho “Memória, patrimônio e esquecimento: a cidade em perspectiva”.

O Ciclo de Debates ocorreu em dias alternados durante o mês de maio e contou com a participação de professores e pesquisadores da França e de diversos estados do Brasil, como o Prof. Gilles Brougère, da Université de Paris XIII, as professoras Cristiane Freitas Gutfreind, da PUC-RS, Andréa Bergallo Snizek, da Universidade Federal de Viçosa, Fernanda Coutinho, da PUC-Rio e Carla Fraga, da UniRio, e dos professores e pesquisadores Marcelo Rodrigues, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Thiago Allis, da USP e Marcelo Castañeda, da UERJ (PNPD/CAPES).

Sediado no PPGCom UERJ e no CEFET (campus Petrópolis), o evento reuniu palestrantes em mesas sob as seguintes temáticas: Rio, corpo e arte; Rio, imaginário e tecnologia; Rio de imaginários e afetos; Turismo, aprendizagem e as cidades; e Cidade, história e memória.

>>> A programação completa do evento pode ser conferida aqui!