PPGCom - Programa de Půs-GraduaÁ„o em ComunicaÁ„o da Uerj

Linhas de Pesquisa

√Ārea de Concentra√ß√£o

√Ārea de Concentra√ß√£o: Comunica√ß√£o Social

O Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Comunica√ß√£o da Faculdade de Comunica√ß√£o Social da UERJ tem por objetivo propiciar um espa√ßo para a pesquisa e reflex√£o sobre o fen√īmeno comunicacional no entrecruzamento de tr√™s dimens√Ķes tidas aqui como fundamentais: a constru√ß√£o e difus√£o das mensagens midi√°ticas, as repercuss√Ķes culturais e materiais das tecnologias de comunica√ß√£o e informa√ß√£o, especialmente as chamadas “novas tecnologias”, e o espa√ßo urbano como locus fundamental da comunica√ß√£o massiva e gerador de representa√ß√Ķes s√≥cio-culturais. Este campo de interesse ainda requer um desenvolvimento significativo de reflex√£o cr√≠tica, capaz de oferecer um melhor entendimento das dimens√Ķes intelectuais e pr√°ticas envolvidas em sua complexidade.

 

Linhas de Pesquisa

Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade
Coordenação: Profa. Cintia Sanmartin Fernandes

A linha investiga as rela√ß√Ķes entre comunica√ß√£o e cidade, numa perspectiva cultural, enfocando m√ļltiplas pr√°ticas comunicacionais, que ensejam, d√£o forma e mediam a experi√™ncia urbana. Assume o m√ļtuo atravessamento entre cidade e m√≠dias como lugar de produ√ß√£o de sentido e de forma√ß√£o de imagin√°rios¬†contempor√Ęneos.¬†Dado que a cidade √© o¬†locus¬†por excel√™ncia da circula√ß√£o desses imagin√°rios, busca-se pensar os modos como tais fen√īmenos demarcam o espa√ßo e condicionam a gera√ß√£o de sentidos nos ambientes urbanos. Investiga as culturas nas/das m√≠dias, bem como suas pr√°ticas socioculturais e produtos culturais, englobando est√©ticas, linguagens, estilos, consumo e identidades culturais e art√≠sticas.¬†Pesquisa os imagin√°rios sociais e sua rela√ß√£o com as tecnologias, as quais impulsionam novos modos de ser no cotidiano, a√ß√Ķes, estilos de vida, intera√ß√£o, lazer, entretenimento, conviv√™ncia, relacionamentos e contato. Assim, a linha de pesquisa investiga os m√ļltiplos fen√īmenos de comunica√ß√£o que pontuam o espa√ßo urbano, especialmente os que se relacionam √† arte, √†s tecnologias, √† ci√™ncia, ao corpo, √† cultura popular, ao consumo, aos esportes e as suas representa√ß√Ķes.

Tecnologias de Comunicação e Cultura
Coordenação: Prof. Vinicius Andrade Pereira

Esta linha dedica-se √† investiga√ß√£o das articula√ß√Ķes entre tecnologia, comunica√ß√£o e cultura. As rela√ß√Ķes das tecnologias comunicacionais com o ordenamento das categorias sociais e do imagin√°rio, com forma√ß√Ķes subjetivas e com a emerg√™ncia de modos novos de perceber, de sentir e de conhecer, constituem o eixo central a partir do qual as discuss√Ķes e pesquisas estruturam-se. S√£o privilegiadas na reflex√£o algumas tend√™ncias da comunica√ß√£o contempor√Ęnea (modelos digitais, redes, processos de simula√ß√£o, mobilidade), sem preju√≠zo, contudo, dos estudos de outras estruturas e sistemas de comunica√ß√£o. Trata-se, em √ļltima inst√Ęncia, de investigar os impactos materiais, as configura√ß√Ķes afetivo-cognitivas e as repercuss√Ķes socioculturais das diferentes tecnologias comunicacionais nos contextos de sua produ√ß√£o, utiliza√ß√£o e difus√£o.