PPGCOM |

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Comunicação Social

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ tem por objetivo propiciar um espaço para a pesquisa e reflexão sobre o fenômeno comunicacional no entrecruzamento de três dimensões tidas aqui como fundamentais: a construção e difusão das mensagens midiáticas, as repercussões culturais e materiais das tecnologias de comunicação e informação, especialmente as chamadas “novas tecnologias”, e o espaço urbano como locus fundamental da comunicação massiva e gerador de representações sócio-culturais. Este campo de interesse ainda requer um desenvolvimento significativo de reflexão crítica, capaz de oferecer um melhor entendimento das dimensões intelectuais e práticas envolvidas em sua complexidade.

Linhas de Pesquisa

Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade

Coordenação: Prof. Ricardo Ferreira Freitas

A linha investiga as relações entre comunicação e cidade, numa perspectiva cultural, enfocando múltiplas práticas comunicacionais, que ensejam, dão forma e mediam a experiência urbana. Assume o mútuo atravessamento entre cidade e mídias como lugar de produção de sentido e de formação de imaginários contemporâneos. Dado que a cidade é o locus por excelência da circulação desses imaginários, busca-se pensar os modos como tais fenômenos demarcam o espaço e condicionam a geração de sentidos nos ambientes urbanos. Investiga as culturas nas/das mídias, bem como suas práticas socioculturais e produtos culturais, englobando estéticas, linguagens, estilos, consumo e identidades culturais e artísticas. Pesquisa os imaginários sociais e sua relação com as tecnologias, as quais impulsionam novos modos de ser no cotidiano, ações, estilos de vida, interação, lazer, entretenimento, convivência, relacionamentos e contato. Assim, a linha de pesquisa investiga os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, às tecnologias, à ciência, ao corpo, à cultura popular, ao consumo, aos esportes e as suas representações.

Tecnologias de Comunicação e Cultura

Coordenação: Profª. Fátima Cristina Régis Martins de Oliveira

Esta linha dedica-se à investigação das articulações entre tecnologia, comunicação e cultura. As relações das tecnologias comunicacionais com o ordenamento das categorias sociais e do imaginário, com formações subjetivas e com a emergência de modos novos de perceber, de sentir e de conhecer, constituem o eixo central a partir do qual as discussões e pesquisas estruturam-se. São privilegiadas na reflexão algumas tendências da comunicação contemporânea (modelos digitais, redes, processos de simulação, mobilidade), sem prejuízo, contudo, dos estudos de outras estruturas e sistemas de comunicação. Trata-se, em última instância, de investigar os impactos materiais, as configurações afetivo-cognitivas e as repercussões socioculturais das diferentes tecnologias comunicacionais nos contextos de sua produção, utilização e difusão.