Projeto

O projeto “Tecnologias de Comunicação, Cidade e Cultura das Mídias” compõe a temática 1 do Programa Capes Print-UERJ, “Cultura e Teoria Social: Focalizando Direito, Trabalho e Subjetividade”, ao lado dos programas em Serviço Social, Artes, de Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Letras e Sociologia.

Nasceu de longa reflexão sobre as interfaces das duas linhas de pesquisa do programa, “Tecnologias de Comunicação e Cultura” e “Culturas da Mídia, Imaginário e Cidade”.

Como dois pontos-chave de articulação das pesquisas dos docentes residiam nas noções de espaço urbano, imaginários e cultura material, o projeto Print do PPGCOM constitui uma perfeita combinação, dentro das suas grandes variedades, das diferentes propostas de pesquisa.

Objetivos

Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização em áreas do conhecimento priorizadas;

Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;

Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação;

Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes da UERJ para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional;

Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional;

E integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

Corpo Docente

Cíntia Sanmartin Fernandes
E-mail:
cintia@lagoadaconceicao.com
Currículo Lattes

Denise da Costa Oliveira Siqueira
E-mail: dcos@uerj.br
Currículo Lattes

Erick Felinto de Oliveira
E-mail:
erickfelinto@gmail.com
Currículo Lattes

Fátima Regis
E-mail:
fatimaregisoliveira@gmail.com
Currículo Lattes

Fernando do Nascimento Gonçalves
E-mail:
fernando.goncalves@uerj.br
Currículo Lattes

Leonardo de Marchi
E-mail:
leonardodemarchi@gmail.com
Currículo Lattes

Leticia Cantarela Matheus
E-mail:
leticia.matheus@uerj.br
Currículo Lattes

Márcio Souza Gonçalves
E-mail:
msg@uerj.br
Currículo Lattes

Ricardo Ferreira Freitas
E-mail:
rfreitas@uerj.br
Currículo Lattes

Ronaldo George Helal
E-mail:
rhelal@globo.com
Currículo Lattes

Vinícius Andrade Pereira
E-mail:
vinianp@yahoo.com
Currículo Lattes

Instituições Parceiras

ECOLE DES HAUTES ÉTUDES EN SCIENCES SOCIALES (PRIORITÁRIA)
França

NEW YORK UNIVERSITY (PRIORITÁRIA)
Estados Unidos

UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID (PRIORITÁRIA)
Espanha

UNIVERSITAT AUTÒNOMA DE BARCELONA (PRIORITÁRIA)
Espanha

UNIVERSITÉ PAUL-VALÉRY MONTPELLIER 3 (PRIORITÁRIA)
França

UNIVERSITY OF SOUTHAMPTON (PRIORITÁRIA)
Reino Unido

UNIVERSITY OF WISCONSIN, MILWAUKEE (PRIORITÁRIA)
Estados Unidos

COLUMBIA UNIVERSITY
Estados Unidos

CONCORDIA UNIVERSITY
Canadá

FREIE UNIVERSITÄT BERLIN
Alemanha

HUMBOLDT-UNIVERSITAT ZU BERLIN
Alemanha

MCGILL UNIVERSITY
Canadá

NORTHWESTERN UNIVERSITY
Estados Unidos

UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI BARI ALDO MORO
Itália

UNIVERSITÄT DER KÜNSTE BERLIN
Alemanha

UNIVERSITÉ DE STRASBOURG
França

UNIVERSITY OF BRITISH COLUMBIA
Canadá

UNIVERSITY OF CALIFORNIA, SAN DIEGO
Estados Unidos

UNIVERSITY OF EXETER
Reino Unido

UNIVERSITY OF SHEFFIELD
Reino Unido

Doutorado Sanduíche

Na modalidade de doutorado sanduíche no Exterior, alunos e alunas regularmente matriculados em cursos de doutorado no PPGCOM-Uerj podem realizar parte de sua pesquisa em uma instituição parceira do projeto (tabela), retornando e devendo permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

Para concorrer à bolsa, o(a) candidato(a) deverá apresentar plano de trabalho alinhado com uma das temáticas prioritárias do PPGCOM-Uerj, detalhados no item OBJETIVOS, e já ter realizado a qualificação da tese e o estágio docente. Deverá também apresentar documento da IES de destino informando o aceite do professor e que o candidato possui proficiência na língua suficiente para as atividades propostas ou algum dos certificados de proficiência exigido pela IES de destino.

O repasse da bolsa será feito diretamente pela CAPES ao bolsista e não incluirá pagamento integral de taxas administrativas e acadêmicas (tuition and fees) ou taxas de bancada (bench fees) às instituições parceiras estrangeiras. Mais informações em Editais.

Professor visitante

a) Professor Visitante 

Na modalidade professor visitante, docentes permanentes do PPGCOM-UERJ, membros da equipe do projeto, podem solicitar bolsas de pós-doutorado sênior para realizarem atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnico-científica com os parceiros internacionais do projeto com duração de até 6 meses.

Para concorrer à bolsa, a proposta do(a) candidato(a) deverá estar alinhada com uma das temáticas prioritárias do PPGCOM-Uerj, detalhados no item OBJETIVOS e o(a) docente deverá preferencialmente ter contato prévio com o parceiro científico estrangeiro.

Candidatos deverão apresentar plano de trabalho e documento da IES de destino informando o aceite do parceiro e que o candidato possui proficiência na língua suficiente para as atividades propostas ou algum dos certificados de proficiência exigido pela IES de destino.

b) Professor visitante estrangeiro

A modalidade professor visitante estrangeiro visa atrair professores de renome atuantes e residentes no Exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais, com vigência mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, divididos em até 3 períodos ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização.

Professores do PPGCOM-UERJ poderão submeter a candidatura de um estrangeiro através do envio dos documentos solicitados no edital para o e-mail ppgcomunic@gmail.com.

Mais informações em Editais.

» Plano de Estudos (DOC)

» Formulário de Chegada (PDF)

Editais e Resultados

EDITAL CAPES/PRINT PPGCOM – UERJ 001/2021

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO
EXTERIOR 2020-2021

Recomenda-se aos alunos interessados consultar seus orientadores e/ou a coordenação do curso (sobre dúvidas e procedimentos) antes de proceder à inscrição.

Missões

As missões são visitas de curta duração (até 30 dias) com caráter institucional e/ou de pesquisa realizadas por docentes do PGCOM-UERJ e por pesquisadores estrangeiros com intuito de estabelecer cooperações internacionais técnico-científicas de alto nível e de consolidar parcerias já existentes.

Durante a duração do projeto estão previstas pelo menos 1 visita de um docente do PPGCOM-UERJ a uma instituição parceira no exterior e 1 visita de um parceiro científico ao PPGCOM-UERJ, conforme cronograma a ser estabelecido.