Ingresso

Mestrado e Doutorado – Turmas de 2023

Edital de seleção

Edital de Seleção Retificado – Turmas de 2023 

Alterações:

  • Quadro de vagas
  • Orientadores disponíveis
  • Prorrogação do Prazo das Inscrições

Período de inscrições:

Conforme edital

Formulários de inscrição:

Formulário de inscrição para Mestrado

Formulário de inscrição para Doutorado (retificado)

Termo de compromisso de entrega para documentação incompleta

Formulário para interposição de recurso 

A cada ano, os editais para MESTRADO e DOUTORADO são atualizados. Para estar sempre por dentro das informações relativas às formas de acesso ao PPGCom-UERJ, curta a nossa página no Facebook. Para conferir o edital referente ao processo seletivo anterior (para ingresso em 2022), clique aqui.

RESULTADOS DA SELEÇÃO PARA TURMAS DE 2023:

Resultado das inscrições e dos pedidos de isenção em prova de idioma e divulgação do agendamento da prova de conhecimentos gerais para Mestrado (01/09/2022) – clique aqui

Resultado dos recursos contra o resultado das inscrições e isenção em prova de línguas (05/09/2022) – clique aqui

Resultado da prova escrita para Mestrado (20/09/2022) – clique aqui

Resultado dos recursos impetrados contra o resultado da prova escrita para Mestrado (23/09/2022) – clique aqui

Resultado da análise de projeto (30/09/2022) – clique aqui

Resultado da análise de projeto após recursos impetrados e divulgação do agendamento individual da prova oral (06/10/2022) – clique aqui

Resultado da prova oral e da análise de currículo Lattes e produção individual (17/10/2022) – clique aqui

Resultado dos recursos da prova oral e da análise de currículo Lattes e produção individual e divulgação do agendamento das datas e horários das provas de idiomas (inglês, francês e português) (21/10/2022) – clique aqui

Resultado da avaliação comprobatória dos pedidos de concorrência por cota (31/10/2022) – clique aqui

Resultado das provas de idiomas (23/11/2022) – clique aqui

Resultado das provas de idiomas após recursos impetrados (29/11/2022) – clique aqui

Resultado dos recursos contra a avaliação da documentação comprobatória dos pedidos de concorrência por cota (30/11/2022) – clique aqui

 

Classificação:

Classificação final  (05/12/2022) – clique aqui

Reclassificação  – (13/01/2023) – clique aqui

Para pagamento da taxa de inscrição via transferência bancária:

Mantenedora: (379) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CNPJ: 33.540.014/0001-57
Natureza Jurídica: Fundação Estadual

CURSOS

Mestrado

A seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Curso de Mestrado, Área de Concentração em Comunicação Social, é realizada através de prova escrita de conhecimento específico, análise da proposta de pesquisa e curriculum vitae, prova oral e prova escrita de língua estrangeira. As vagas são destinadas aos portadores de diploma de nível superior de duração plena em Comunicação Social e áreas afins outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC. Candidatos com formação em outra área de conhecimento terão a confirmação da inscrição condicionada a parecer favorável de uma comissão.

Duração:

24 meses

Horário:

As aulas são realizadas, preferencialmente, nos turnos da manhã e da tarde.

Doutorado

A seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Curso de Doutorado, Área de Concentração em Comunicação Social, é realizada através da análise da proposta de pesquisa e curriculum vitae, prova oral, prova escrita de línguas estrangeiras. As vagas são destinadas a portadores de diploma de mestre obtido em curso reconhecido pela CAPES. Se o diploma de Mestrado tiver sido outorgado por universidade estrangeira, deverá necessariamente já estar revalidado por IES brasileira onde haja curso equivalente reconhecido pela CAPES.

Duração:

48 meses

Horário:

As aulas são realizadas, preferencialmente, nos turnos da manhã e da tarde.

A cada ano, os editais para MESTRADO e DOUTORADO são atualizados. Para estar sempre por dentro das informações relativas às formas de acesso ao PPGCom-UERJ, curta a nossa página no Facebook. Para conferir os editais referentes ao processo seletivo anterior (para ingresso em 2022) clique aqui.

Formas de acesso para alunos estrangeiros

Existem duas formas de ingresso no Mestrado e Doutorado do PPGCOM para alunos estrangeiros: por processo seletivo ou por concessão de bolsa dos órgãos públicos do governo brasileiro (CAPES ou CNPQ).

• Processo Seletivo:  

Vide edital de ingresso no Programa, observando normas específicas

• Bolsas do Governo Brasileiro:

Para concorrer às bolsas do Programa PEC-PG (conforme abertura de edital de agências de fomento), primeiro é necessário ser “Aceito” por um de nossos docentes para depois continuar o processo de obtenção da Bolsa. Para isso, devem ser enviados os documentos abaixo ao professor escolhido (//www.ppgcom.uerj.br/?page_id=733):

– carta de apresentação

– proposta de trabalho / projeto de pesquisa

– curriculum vitae

A coordenação de pós-graduação apreciará a documentação enviada e decidirá sobre a aceitação de sua candidatura. O documento gerado se intitula Carta de Aceite.

Informações relevantes:

1) A Carta de Aceitação é um dos documentos que o candidato necessita para formalizar sua inscrição ao Programa PEC-PG. Nesta carta deverão estar indicados o nome do nosso programa (PPGCOM/FCS), linha de pesquisa e tema que será objeto de sua dissertação de tese. Deverá, obrigatoriamente, informar ainda que o candidato está isento do pagamento de taxas de qualquer natureza. A Carta de Aceitação não garante direito automático à bolsa de estudo, apenas indica que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver os estudos em uma universidade brasileira, especificamente num Programa de Pós-graduação.

2) De acordo com a normas que regem o Programa PEC-PG, todo o processo seletivo dos candidatos é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em conjunto com a CAPES e o CNPq, e se encerra por meio da divulgação das candidaturas selecionadas nas respectivas páginas web destas agências.

3) O programa PEC-PG é basicamente um programa de bolsas de estudo administrado conjuntamente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), Capes e CNPq. Todo o aluno que ingressa na UERJ através dele o faz com bolsa de estudo de uma das referidas agências.