PPGCom - Programa de Půs-GraduaÁ„o em ComunicaÁ„o da Uerj

Ingresso

Mestrado e Doutorado – Turmas de 2021

Edital de Seleção

Errata: No item VII РCalendário, onde lê-se janeiro de 2020 retificou-se para janeiro de 2021.

Para pagamento da taxa de inscrição via transferência bancária:

Mantenedora: (379) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CNPJ: 33.540.014/0001-57
Natureza Jurídica: Fundação Estadual

Per√≠odo de inscri√ß√Ķes: de 15 de setembro a 19 de outubro de 2020

Formulário de inscrição para Mestrado

Formulário de inscrição para Doutorado

Formulário para interposição de recurso

IMPORTANTE: O Edital de Sele√ß√£o para Mestrado e Doutorado – turmas de 2021 est√° regulamentado pela¬†AEDA 037 REITORIA 2020, que normatiza a adequa√ß√£o dos processos seletivos para ingresso em Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o na Universidade do Estado do Rio de Janeiro¬†√† medida preventiva de isolamento social para conten√ß√£o do cont√°gio por Covid-19. Para garantir a seguran√ßa de todos, O PROCESSO SE DAR√Ā INTEGRALMENTE DE MANEIRA REMOTA.


Cursos:

Mestrado

A sele√ß√£o dos candidatos ao Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Comunica√ß√£o, Curso de Mestrado, √Ārea de Concentra√ß√£o em Comunica√ß√£o Social, √© realizada atrav√©s de prova escrita de conhecimento espec√≠fico, an√°lise da proposta de pesquisa e curriculum vitae, prova oral¬†e prova escrita de l√≠ngua estrangeira. As vagas s√£o destinadas aos portadores de diploma de n√≠vel superior de dura√ß√£o plena em Comunica√ß√£o Social e √°reas afins outorgado por Institui√ß√£o de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC. Candidatos com forma√ß√£o em outra √°rea de conhecimento ter√£o a confirma√ß√£o da inscri√ß√£o condicionada a parecer favor√°vel de uma comiss√£o.

Duração: 24 meses

Hor√°rio: As aulas s√£o realizadas, preferencialmente, nos turnos da manh√£ e da tarde.

Doutorado

A sele√ß√£o dos candidatos ao Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Comunica√ß√£o, Curso de Doutorado, √Ārea de Concentra√ß√£o em Comunica√ß√£o Social, √© realizada atrav√©s da an√°lise da proposta de pesquisa e curriculum vitae, prova oral, prova escrita de l√≠nguas estrangeiras. As vagas s√£o destinadas a portadores de diploma de mestre obtido em curso reconhecido pela CAPES. Se o diploma de Mestrado tiver sido outorgado por universidade estrangeira, dever√° necessariamente j√° estar revalidado por IES brasileira onde haja curso equivalente reconhecido pela CAPES.

Duração: 48 meses

Hor√°rio: As aulas s√£o realizadas, preferencialmente, nos turnos da manh√£ e da tarde.

 

A cada ano, os editais para MESTRADO e DOUTORADO s√£o atualizados. Para estar sempre por dentro das informa√ß√Ķes relativas √†s formas de acesso ao PPGCom-UERJ, curta a nossa p√°gina no¬†Facebook. Para conferir os editais referentes ao processo seletivo anterior¬†(para ingresso em¬†2020) clique¬†aqui.

 

Formas de acesso para alunos estrangeiros

Existem duas formas de ingresso no Mestrado e Doutorado do PPGCOM para alunos estrangeiros: por processo seletivo ou por concess√£o de bolsa dos √≥rg√£os p√ļblicos do governo brasileiro (CAPES ou CNPQ).

‚Äʬ†Processo Seletivo: ¬†Vide edital de ingresso no Programa, observando normas espec√≠ficas

‚ÄĘ Bolsas do Governo Brasileiro: Para concorrer √†s bolsas do Programa PEC-PG (conforme abertura de edital de ag√™ncias de fomento), primeiro √© necess√°rio ser ‚ÄúAceito‚ÄĚ por um de nossos docentes para depois continuar o processo de obten√ß√£o da Bolsa. Para isso, devem ser enviados os documentos abaixo ao professor escolhido (http://www.ppgcom.uerj.br/?page_id=28):

‚Äď carta de apresenta√ß√£o

‚Äď proposta de trabalho / projeto de pesquisa

‚Äď curriculum vitae

A coordenação de pós-graduação apreciará a documentação enviada e decidirá sobre a aceitação de sua candidatura. O documento gerado se intitula Carta de Aceite.

Informa√ß√Ķes relevantes:

1) A Carta de Aceitação é um dos documentos que o candidato necessita para formalizar sua inscrição ao Programa PEC-PG. Nesta carta deverão estar indicados o nome do nosso programa (PPGCOM/FCS), linha de pesquisa e tema que será objeto de sua dissertação de tese. Deverá, obrigatoriamente, informar ainda que o candidato está isento do pagamento de taxas de qualquer natureza. A Carta de Aceitação não garante direito automático à bolsa de estudo, apenas indica que o candidato está apto, do ponto de vista acadêmico, a desenvolver os estudos em uma universidade brasileira, especificamente num Programa de Pós-graduação.

2) De acordo com a normas que regem o Programa PEC-PG, todo o processo seletivo dos candidatos √© realizado pelo Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores (MRE) em conjunto com a CAPES e o CNPq, e se encerra por meio da divulga√ß√£o das candidaturas selecionadas nas respectivas p√°ginas web destas ag√™ncias.

3) O programa PEC-PG √© basicamente um programa de bolsas de estudo administrado conjuntamente pelo Minist√©rio das Rela√ß√Ķes Exteriores (MRE), Capes e CNPq. Todo o aluno que ingressa na UERJ atrav√©s dele o faz com bolsa de estudo de uma das referidas ag√™ncias.