Skip to content
6 de May de 2024

Palestra com o Luis Filipe B. Texeira (University of the People)

Palestra “A mecânica dos espíritos: Fernando Pessoa e as matrizes exotérica, gnóstica e neopagã do seu pensamento e obras”

Data e horário: 13 de maio, segunda-feira, às 14h

 

As dimensões Esotérica, Gnóstica e Neopagã em Fernando Pessoa atravessam e fundamentam a «mecânica dos Espíritos» (Rathenau), sendo uma das matrizes (senão mesmo a principal) do seu pensamento e obras, quer poéticas quer ensaísticas, pilar recorrente da própria heteronímia enquanto processo da própria «Via hermética». Com efeito, a «arquitextura» desta «quadratura do círculo heteronímico», como temos designado todo este processo de «afinação espiritual», mais não é que o próprio exercício da Consciência e de «mito-logia de ser Eu de todas as maneiras» a «operarem», «multiplicando-se para se sentir». É a partir da sua «operatividade» que se desenvolve a «tentativa de reconstruir/reformar o (Neo-)Paganismo», base da defesa do «Regresso dos Deuses» nas suas diversas formas. Ao jogo da causalidade determinista, incompatível com a Liberdade e Espontaneidade Estéticas e filosóficas, contrapõe-se o «eso» como espaço de criação, dando sentido à Lei de Hermes (o «três vezes grande» e Mediador), num constante «diá-logo» (= Caminho através do Lógos) e Procura entre a Vida e a «Razão», o Sonho e o Real, pois, como se escreveu Tradicionalmente, «o Viajante não tem Morada fixa; a estrada é o seu lar» (I Ching, hexagrama 56). As duas obras teóricas em que se apoia está «defesa/reconstrucção» Esotérica e Gnóstica, «nos seus dois ramos divergentes, o neo-paganismo portuguez» são «o Regresso dos Deuses de António Mora, e o Paganismo Superior de Fernando Pessoa» (Luis Filipe B. Teixeira, ORD, I,5), cujos documentos recolhemos, organizámos, transcrevemos e editámos. Em todo este processo, o Dr. António Mora que, sozinho, escreveu mais que Reis e Caeiro juntos, desempenha papel fulcral, quer pelas «teorizações» que desenvolve, quer por defender esse «retorno» dos Deuses a partir de um «Programa» preciso e bem delineado, assente numa «Theoria dos Deuses. O que são os Deuses?» e as próprias «Provas da existência dos deuses.» (Luis Filipe B. Teixeira, ORD, II, 217-220), documentos que também analisaremos neste Seminário. Assim, reflectiremos, sistematicamente, sobre tudo isto, bem como no sentido hermenêutico que cada um destes conceitos toma quando aplicados a Pessoa, demonstrando, quer particularmente, com base nos documentos existentes no espólio, quer a partir das suas articulações filosóficas, o sentido de todo este «programa» pessoano, simultaneamente Esotérico, Gnóstico, Neopagão em que «cada canto da minha alma é um altar a um deus diferente», escreve ele.

Em caso de dificuldades para acesso ao Zoom ou dúvidas, acessar nosso Instagram!

@ppgcomuerj

Escritas Mutantes (www.escritasmutantes.org)

ebook “O Regresso dos Deuses” (//play.google.com/store/books/details?id=8av-EAAAQBAJ&pli=1)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.