Capes PrInt Programa de Pós-graduação em Comunicação

Projeto  Tecnologias de Comunicação, Cidade e Cultura das Mídias

Projeto

O projeto “Tecnologias de Comunicação, Cidade e Cultura das Mídias” compõe a temática 1 do Programa Capes Print-UERJ, “Cultura e Teoria Social: Focalizando Direito, Trabalho e Subjetividade”, ao lado dos programas em Serviço Social, Artes, de Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Letras e Sociologia.

Nasceu de longa reflexão sobre as interfaces das duas linhas de pesquisa do programa, “Tecnologias de Comunicação e Cultura” e “Culturas da Mídia, Imaginário e Cidade”. Como dois pontos-chave de articulação das pesquisas dos docentes residiam nas noções de espaço urbano, imaginários e cultura material, o projeto Print do PPGCOM constitui uma perfeita combinação, dentro das suas grandes variedades, das diferentes propostas de pesquisa.

Aspectos Essenciais

A questão essencial do projeto é a investigação dos dispositivos midiáticos no ambiente das tecnologias da comunicação e a configuração histórica desses discursos. Trata-se de pensar a pluralidade das expressões comunicacionais e ressaltar os componentes e efeitos materiais dos aparatos midiáticos com seus impactos sobre a vida social.

Nesse sentido, desenvolver-se-á projetos envolvendo:
a) o estudo dos processos históricos do desenvolvimento midiático na cidade do Rio de Janeiro, com focos mais específicos em regiões carentes e marginais;
b) o estudo dos processos de formação do imaginário social e dos arquivos de memória sociais;
c) o estudo das práticas discursivas e dos dispositivos comunicacionais contemporâneos, enfatizando-se os repertórios, narrativas, hibridações, interculturalidades e a produção de novas subjetividades e seus desdobramentos.

Relevância Social e Científica

Em termos de relevância social, o projeto contempla pesquisas que visam estudar formas de comunicação e sociabilidade no Rio de Janeiro, em especial em áreas e regiões marginalizadas. Trata-se não apenas de investigar as formas de socialização e comunicabilidade em atuação na cidade mas também de pensar estratégias e propostas capazes de incrementar os instrumentos de comunicação, socialização e integração no Rio de Janeiro.

Sua relevância científica reside na contribuição que se pretende dar à epistemologia da comunicação no desenvolvimento de pesquisas e metodologias com atenção especial ao problema das “materialidades da comunicação” e estudos do imaginário.