PPGCOM |

O Programa

O PPGCOM - UERJ

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ apresenta, no campo dos estudos e das práticas de comunicação, um espaço privilegiado para intercâmbio intelectual e desenvolvimento de pesquisa científica. As duas linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa, “Cultura das mídias, imaginário e cidade” e “Tecnologias de Comunicação e Cultura”, discutem assuntos contemporâneos fundamentais à pauta acadêmica da comunicação social do século XXI. Ao longo dos últimos 20 anos, a Faculdade de Comunicação Social tem amadurecido a relação entre teoria e prática por meio de várias interfaces, tais como cursos de pós-graduação lato sensu, laboratórios de jornalismo e de relações públicas, seminários internos, professores convidados, convênios internacionais.

O programa atende aos seguintes objetivos principais: formar e aprimorar professores e pesquisadores na área de Comunicação Social; desenvolver massa crítica de reflexão a respeito dos grandes temas e questões da comunicação na contemporaneidade; preparar mão de obra qualificada para o desenvolvimento de estudos e projetos em áreas de pesquisa e planejamento de empresas de comunicação, instituições de governo e organizações não-governamentais; oferecer aos profissionais da área de Comunicação Social inseridos no mercado de trabalho um espaço para a reflexão em torno de suas atividades; proporcionar aos profissionais de outras áreas um espaço de reflexão e pesquisa caracterizado pela interdisciplinaridade; colaborar, por diversos mecanismos, para o aprimoramento dos cursos de graduação, com a formação de quadros de pesquisadores altamente qualificados.

Histórico

Através de seminários de produção, realizados pelos docentes da Faculdade de Comunicação Social e de outros encontros de intercâmbio entre os professores da casa e de outras instituições, o Mestrado se concretizou. A partir desses estudos, foi possível dar forma aos propósitos das linhas e projetos de pesquisa do programa. Finalmente, em abril de 2002, o Programa foi recomendado pela CAPES, sempre recebendo avaliações positivas que correspondem à qualidade da produção acadêmica dos professores e alunos do Mestrado da Faculdade de Comunicação Social. Em 2010, os docentes do Programa começaram a elaborar o documento de solicitação do Doutorado que foi aprovado pela Capes em 2012.