Skip to content
11 de July de 2021

#FAIL | Tecnologia e política: pensar e fazer mundos a partir de suas falhas e ruínas


[evento com participação do professor Dr. Erick Felinto, coordenador do PPGCOM]

Habitar as falhas: essa é a provocação e o convite lançados nesse encontro. Explorar o domínio da falha como lócus privilegiado para o entendimento do nosso tempo, assim como para sua urgente reimaginação e reconstrução num momento histórico que acumula uma sobreposição de panes: a falha da promessa tecnológica e o crescente poder extrativo das plataformas digitais; a falha da democracia e a ascensão dos neototalitarismos; a falha ambiental e o novo regime climático; a falha epistemológica e o colapso dos regimes modernos da verdade; a falha econômica e as ruínas do neoliberalismo. E, por fim, a “falha das falhas” materializada na pandemia de COVID-19.

De que modo todas essas falhas nos interpelam? Sabemos que não adianta chamar os técnicos e experts para consertar. Não vai passar. Não passarão!

Habitar a falha é situar-se na pausa que ela impõe, nos desarranjos que ela instaura e – sem ignorar suas ambiguidades e armadilhas – tomá-la como ocasião para novas composições e negociações. Habitar a falha é “permanecer com o problema” (Haraway) e “ocupar as ruínas”, no sentido que Anna Tsing propõe: “dedicar-se ao trabalho de viver juntos, mesmo onde as probabilidades estejam contra nós”.

Tarefa coletiva e mais que humana.

PROGRAMAÇÃO:

Ao longo do evento, vamos percorrer quatro territórios especialmente férteis em falhas, bugs e panes. Dedicaremos uma mesa para cada um desses territórios em pane:

MESA 1 #Fail Neoliberal

MESA 2  #Fail Tecnológico

MESA 3 #Fail Climático

MESA 4 #Atafona: Estéticas da erosão

DATA:

27 de setembro a 01 de outubro

O evento acontecerá integralmente online e será transmitido no canal Youtube do MediaLab.UFRJ.