28 de June de 2023

XIX Encontro de Comunicação Comunitária e Cidadania

O grupo de pesquisa TRAMA convida para o seminário Región, corporalidad e imagen:
recorridos escriturales por el Gran Chaco, ministrado pela Prof. Lucía Caminada, da
Universidade Nacional del Nordeste, Argentina. O seminário ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho, das 14 às 17h no PPGCOM e discutirá a obra do artista argentino Dani Zeiko, que aborda temas como território, corpo e saberes tradicionais indígenas, em uma abordagem descolonial e geopolítica.

A obra de Dani Zeiko é feita de palavras, pessoas, sons e imagens que se unem por meio de diversos procedimentos para gerar eventos e publicações nas quais se retroalimentam tensões políticas e experimentos de linguagem. O seminário abordará a obra seminal do artista, Reunión, incluindo o texto-obra El sueño del Sonido. Reunion é uma experiência de escuta e escrita que venho promovendo junto com muitas outras pessoas desde 2015. Ela se materializa em livros que intervêm em disputas e conflitos urgentes. Por meio de encontros pessoais, as vozes de diferentes pessoas são transcritas à mão, revisadas coletivamente, impressas, lidas em voz alta em eventos públicos e distribuídas em seus territórios específicos e além. Dani Zeiko colaborou com espaços como Museu Nacional de Arte Reina Sofía (Espanha), Fundação Proa (Argentina) e Bikini Wax (México). Publicou doze livros, alguns dos quais traduzidos para inglês, português, alemão, francês, italiano, árabe, urdu, darija, basco. Seu trabalho visual foi exibido na Argentina, Paraguai, Cuba, México, Estados Unidos e Canadá.

Proferiu conferências e apresentações em instituições como Los Angeles Museum of
Contemporary Art, New York University, Princeton University e University of Pennsylvania (EUA), Casa de las Américas (Cuba) e Tamayo Museum (México). Trabalhou como professor em museus, universidades e espaços de formação artística como a Universidade Nacional das Artes, o Centro de Pesquisa Artística, o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (Argentina), SOMA (México), NYU (EUA). Recebeu reconhecimentos do Visible Award (Estados Unidos), do Braque Award, do National Endowment for the Arts e do Ministério da Cultura (Argentina), entre outros. Faz parte do Projeto Secundário Liliana Maresca em Villa Fiorito.

Leituras que compõem o seminário (leitura prévia recomendada):

– Texto-Camino
//drive.google.com/file/d/1br0VdNIEYptQSQGCouLzNdmfAjj2QPOT/view
– Reunión y el territorio wichi
//reunionreunion.com/Un-Texto-Camino
– Sueño del sonido