24 de July de 2023

TETECUL 2023 – AS MARGENS DA COMUNICAÇÃO – LIMITES E TRANSGRESSÕES.

Uerj realiza 3ª edição do Simpósio discente TETECUL do PPGCOM

As linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) se reúnem no Simpósio Discente TETECUL (Territórios, Tecnologias e Culturas). A ser realizado entre os dias 11 e 14 de setembro de 2023 em formato híbrio. O evento gratuito contará com emissão de certificados para minicursos, GTs e mesas, e apresentação de trabalhos, que poderão ser feitos em formato presencial ou remoto. Além disso, esse ano contaremos com publicação de Anais dos trabalhos que forem apresentados.

Os GTs de pesquisa se concentram nas áreas temáticas: Linguagem Audiovisual; Comunicação e Política; Gênero, Raça e Comunicação; e Comunicação e Arte.

Em 2023, o TETECUL segue o tema AS MARGENS DA COMUNICAÇÃO – LIMITES E TRANSGRESSÕES.

Que espaços podem e devem ser reconfigurados e transgredidos de grupos e demandas que ainda encontram-se nas margens periféricas para se tornarem sublinhados frente às agendas midiáticas? Quais estratégias possíveis, no contexto das big techs, para fazer emergir uma rede de informações que resista aos limites dos sistemas de uma mídia hegemônica? Como as culturas denominadas periféricas podem resistir e reexistir diante de dinâmicas comunicacionais ainda sob efeitos do colonialismo, erguendo de vez um imaginário de potencialidades e multiplicidades?

O objetivo do III Simpósio Discente da Uerj – Territórios, Tecnologias e Culturas – é fomentar o debate acadêmico em torno dessas margens que ainda são estabelecidas e divulgar a produção científica dos estudantes da graduação, pós-graduação e egressos dos campos de Comunicação Social e áreas afins.

Convidamos, portanto, as pesquisadoras e pesquisadores da área para refletir sobre o tema.

As inscrições já podem ser realizadas em: //www.even3.com.br/tetecul2023/

Acompanhe o TETECUL